A HISTÓRIA DO BLACK POWER

19:52


O Black Power foi um movimento pelo orgulho racial e principalmente para romper os padrões de beleza que teve início nos anos 20 ( Marcus Garvey). Mas ganhou espaço décadas depois nos Estados Unidos, durante o movimento dos direitos civis no final do ano de 1960. Muitos membros da comissão de Student Nonviolent Coordinating (SNCC), com o Stokely (líder do SNCC), estavam sendo muito críticos com o método não-violência de Martin Luther King Jr, de enfrentar o racismo e a desigualdade. Stokely, disse na época que ele apreciou a paciência de Martin Luther King, mas ele vinha de uma geração diferente, e não tinha o mesmo nível de paciência, porque a mudança era necessária naquele instante. A SNCC desafiou uma nova geração de liderança para realizar a auto determinação, auto estima e auto defesa para a América dos negros, chamando para experimentação política e social com a libertação dos negros e autonomia política – ideologias semelhantes, como Malcolm X.




" Pela última vez, Black Power, significa pessoas negras se unindo para formar uma força política e eleger representantes ou forçar seus representantes a falarem das suas necessidades". - Stokely Carmichael


Porque Black Power?

No ano de 1954, o escritor Richard Wright lançou o livro black power (poder negro).
A expressão black power,foi usada como um slogan político por Stokely e Willie Ricks, ambos foram organizadores e porta - vozes da SNCC. Stokely viu o conceito de "black power" como uma forma de solidariedade entre os indivíduos dentro do movimento. Foi a substituição do "Freedom Now", slogan do líder não-violência do Marthin Luther King Jr.
Stokely sentiu que o movimento não era apenas um movimento de segregação racial, mas sim um movimento para ajudar o combate ao racismo nos Estados Unidos.

 Hoje em dia muitas pessoas não sabem o verdadeiro significado do Black Power. O Black Power não é apenas um estilo de cabelo, é muito mais que isso, é um movimento que teve um enorme impacto sobre as artes e a cultura. Produziu produções artísticas e culturais que gerou orgulho em ser negro e definiu ainda uma identidade negra que permanece contemporânea. Black Power é muitas vezes visto fora do Brasil, como uma revolução cultural, tanto quanto uma revolução política, com o objetivo de celebrar e enfatizar a cultura dos afros americanos á uma sociedade americana que anteriormente tinham sidos dominados por expressões artísticas e culturais brancas.

You Might Also Like

0 comentários